O lendário circuito de Le Mans

10/27/20253 min read

Circuito de Le Mans

As 24 Horas de Le Mans é uma corrida de carros esportivos de resistência realizada anualmente perto da cidade de Le Mans, França. É amplamente considerada uma das corridas de maior prestígio do mundo e, juntamente com o Grande Prêmio de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis, forma a Tríplice Coroa do Automobilismo. Desde 1923, é o evento de corrida de resistência mais antigo em atividade no mundo.

Propósito e Inovação

Le Mans foi projetada para ser um teste diferente das corridas de Grand Prix, que focavam na velocidade. Em vez disso, as 24 Horas de Le Mans se concentrariam na capacidade dos fabricantes de construir carros esportivos, mas confiáveis. Isso incentivou a inovação na produção de veículos confiáveis e eficientes em termos de combustível, pois as corridas de resistência exigem carros que durem e passem o mínimo de tempo possível nos boxes.

Ao mesmo tempo, o layout da pista exigia carros com melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Poucas pistas na Europa tinham retas de comprimento comparável à Mulsanne. Além disso, como a estrada é pública e, portanto, não tão meticulosamente mantida quanto os circuitos de corrida permanentes, a corrida impõe mais estresse às peças, aumentando a importância da confiabilidade.

A crise do petróleo no início dos anos 1970 levou os organizadores a adotar uma fórmula de economia de combustível conhecida como Grupo C, que limitava a quantidade de combustível permitida para cada carro. Embora tenha sido abandonada posteriormente, a economia de combustível continua importante, pois novas fontes de combustível reduzem o tempo gasto durante os pit stops. Tais inovações tecnológicas tiveram um efeito cascata e podem ser incorporadas em carros de consumo. Isso também levou a superesportivos mais rápidos e exóticos, à medida que os fabricantes buscam desenvolver carros de estrada mais rápidos para transformá-los em carros GT ainda mais rápidos.

Além disso, sistemas híbridos (volante, supercapacitor, bateria acoplada a gasolina e diesel) foram defendidos na categoria de protótipos de Le Mans, pois as regras foram alteradas em seu benefício e para impulsionar ainda mais a eficiência.

Organização

A corrida é organizada pelo Automobile Club de l'Ouest (ACO). É realizada no Circuito de la Sarthe, composto por estradas públicas fechadas e seções dedicadas.

Grandes Acidentes: O Desastre de Le Mans de 1955

O desastre de Le Mans de 1955 foi o pior acidente da história do automobilismo. Em 11 de junho de 1955, durante a corrida das 24 Horas de Le Mans, um acidente envolvendo vários carros resultou na morte de mais de 80 espectadores e do piloto francês Pierre Levegh.

O acidente ocorreu quando Mike Hawthorn, ao se dirigir aos boxes com seu Jaguar, quase colidiu com o Austin-Healey de Lance Macklin. Para evitar a colisão, Macklin desviou para a esquerda e foi atingido pelo Mercedes de Pierre Levegh, que vinha logo atrás. O carro de Levegh passou por cima do carro de Macklin, bateu na barreira e pegou fogo, lançando pedaços do veículo sobre o público. Levegh morreu instantaneamente.

Foi constatado que várias partes do carro de Levegh eram feitas de magnésio, o que facilitou o incêndio. Apesar da tragédia, a direção da prova não interrompeu a corrida, que foi vencida por Hawthorn e Ivor Bueb.

Consequências do Acidente

  • A equipe Mercedes se retirou da corrida antes do término, mesmo ocupando as primeiras posições.

  • A Mercedes se retirou do automobilismo após o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1955, retornando apenas em 1989.

  • O automobilismo foi proibido na Suíça por muitos anos devido a este acidente, e outros países como França, Espanha e Alemanha também impuseram proibições temporárias.

Curiosidades das 24 Horas de Le Mans

  • Velocidade Recorde: A velocidade mais alta já alcançada em Le Mans foi de 407 km/h, por Roger Dorchy em um WM P88 em 1988.

  • Extensão do Circuito: O circuito de Le Mans, na sua configuração atual, tem um perímetro de 13,629 km, tornando-o um dos circuitos mais longos do mundo. A maior parte do circuito é composta por estradas públicas que são fechadas para a corrida.

  • Voltas por Corrida: Devido às dimensões do circuito e às 38 curvas que o compõem, os pilotos costumam dar entre 350 e 400 voltas durante as 24 horas de corrida.

  • Origem da Ideia: A ideia original de uma prova de resistência veio de Georges Durand, fundador do Automobile Club de l'Ouest (ACO), que pediu a Charles Faroux e Emile Coquile para desenvolverem o conceito.

  • Largada Le Mans: Até 1970, a corrida começava com a famosa 'largada Le Mans', onde os pilotos corriam para seus carros estacionados e saíam. Essa largada foi abolida por questões de segurança.

  • Inovações Tecnológicas: Le Mans tem sido um berço para inovações tecnológicas no automobilismo, como a busca por maior eficiência de combustível e o desenvolvimento de sistemas híbridos, que posteriormente são aplicados em carros de produção.